Anvisa exige manual de bpf

Posted on by

No Manual relacionar essas atividades e operações com o tipo de EPIs fornecido pela empresa e o Programa de Prevenção de Acidentes de Trabalho, com os respectivos anvisa exige manual de bpf treinamentos. 04/10/ O sistema da qualidade é uma determinação de várias autarquias como ANVISA e MAPA às empresas que desejam comercializar seus produtos no Brasil. Resumo: Este documento apresenta anvisa exige manual de bpf as recomendações de boas práticas para a agroindústria de alimentos, com a finalidade de atender à demanda dos agricultores familiares por informações e conhecimentos relacionados ao beneficiamento e à agroindustrialização de alimentos seguros e de qualidade, no anvisa exige manual de bpf escopo do projeto Caravana Tecnológica para Agricultura Familiar. Manual de Boas Práticas de Fabricação BPF 01 Revisão: 05 (29/03/16) Página 2 de 18 OBJETIVOS O objetivo deste manual é estabelecer as normas de Boas Práticas de Fabricação, definir regras a serem seguidas pelos colaboradores e visitantes. A produção de mercadorias alimentícias exige diversos pontos de atenção para que os produtos estejam de acordo com algumas legislações, um manual de BPF que contenha um conjunto de práticas que garantem não apenas conformidade com a ANVISA, mas também a . Available in English and Portuguese. A importância das Boas Práticas de Fabricação – BPF – em alimentos já é bem conhecida entre os profissionais da área, mas quando chega aquele momento de elaborar um documento – o Manual de BPF para a indústria de alimentos, aí tudo se complica, não é? manual de Boas Práticas.

Muitas indústrias de alimentos, restaurantes, lanchonetes e serviços de alimentação em geral, em especial no início de suas atividades, têm dúvidas quanto à elaboração do Manual de Boas Práticas de Fabricação e dos tão famosos POPs – Procedimentos Operacionais Padronizados. 2. Desde ja obrigado pela atenção. Check list de BPF presente na RDC , de 21 de outubro de , da ANVISA, realizar a sensibilização da direção quanto à importância da implantação das BPF, através de diálogo, criar anvisa exige manual de bpf um plano de ação às não conformidade existentes e colocá-lo em prática de forma a tornar conforme as não conformidades.

A Certificação BPF para Empresas, além de ser uma exigência em alguns casos* por ser um dos parâmetros mais aprimorados do mundo, garante à sua empresa um comércio anvisa exige manual de bpf mais íntegro, expandindo sua distribuição com facilidade. , de 16 de abril de , e tendo em vista o disposto no inciso II e nos § 1º e § 3º do art. A confecção de um manual BPF torna-se útil e importante para que o local, produtor ou manipulador de alimentos, saiba como se adequar às normas da ANVISA e sempre forneça qualidade e confiabilidade em seus alimentos.

HISTÓRICO -BOAS PRÁTICAS RDC nº. A elaboração dos POPs e do Manual de Boas Práticas de Fabricação é uma ferramenta de extrema importância para estabelecimentos direcionados a setores produtores de alimentos. Para elaboração do Manual de Boas Práticas de Fabricação de Alimentos devem ser respeitados os requisitos estabelecidos pela Portaria SVS/MS nº, de 30 de julho de e Resolução-RDC.O Manual de BPF (Boas Práticas de Fabricação) é uma exigência da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), ou seja, é uma ferramenta obrigatória nos estabelecimentos produtores e manipuladores de alimentos e a sua não implantação pode resultar em advertências e multas aplicadas pela [HOST]lecer o Manual de BPF é essencial para manter a vitalidade de um. Faça seu orçamento. No caso de determinadas irregularidades, um fiscal da ANVISA pode até mesmo determinar a interdição da sua cozinha.

Toda cozinha industrial deve ser planejada dentro dos padrões do Manual de Boas Práticas de Fabricação (BPF), e a sua ventilação e climatização não poderiam ficar de fora! Vale salientar que tais medidas adotadas pelas BPF são de ordem legal e aprovadas pela ANVISA. Definições Tal qual no Manual de BPF, a seção de defi nições do PSQ. Essas informações podem ser transcritas diretamente no referido manual, depois de adaptadas à realidade do estabelecimento. A Anvisa publicou a nova RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA anvisa exige manual de bpf – RDC Nº /, que altera a Resolução da Diretoria Colegiada – RDC nº 39, de 14 de agosto de que dispõe sobre os procedimentos administrativos para concessão da Certificação de Boas Práticas de Fabricação e da Certificação anvisa exige manual de bpf de Boas Práticas de Distribuição e/ou Armazenagem. A elaboração dos POPs e do Manual de Boas Práticas de Fabricação é uma ferramenta de extrema importância para estabelecimentos direcionados a setores produtores de alimentos.

A página disponibiliza a consulta de certificados de boas práticas. Nov 23, · • Resolução RDC nº /MS/ANVISA, que exige a elaboração do procedimento higiene e saúde dos manipuladores. Seu estabelecimento já possui um manual BPF? Visto isso, a agência nacional de vigilância sanitária (ANVISA) tornou obrigatório a posse de um anvisa exige manual de bpf documento chamado Manual de boas práticas de fabricação (BPF) para qualquer indústria de alimentos, cosméticos, insumos farmacêuticos, medicamentos, saneantes e produtos para a saúde. As boas práticas de fabricação se dividem em dez princípios básicos: Definir passo a passo os procedimentos de anvisa exige manual de bpf produção, os quais estejam em conformidade com as práticas de BPF de modo controlado e consistente. Produtos para Saúde. ORGANOGRAMA Manual de Controle de Pragas anvisa exige manual de bpf Urbanas deve ser implantado e seguido, a fim de prevenir Resolução nº. A Portaria anvisa exige manual de bpf de da Secretaria de Vigilância Sanitária (Anvisa) ligada ao MS exige para estabelecimentos produtores/industrializadores de alimentos, o manual de BPF e sugere os PPHO para que estes facilitem e padronizem a montagem do manual de BPF, a mesma exigência é feita na Portaria do MAPA.

54 do Regimento Interno aprovado nos termos do Anexo I da Portaria nº da ANVISA, de 11 de agosto de , republicada no DOU de 21 de agosto de , em reunião realizada 7 de março de , considerando a Lei nº. As instruções contidas nessas informações técnicas servirão de base para a elaboração do Manual de BPF. Desta forma, ao se alinhar ao PIC/S, a nova RDC / As farmácias e drogarias devem manter uma documentação (Manual de Boas Práticas Farmacêuticas) que comprova sua adequação às exigências da ANVISA, apresentadas nas RDCs 44 de e 41 de , que ditam regras para o comércio de medicamentos e produtos em farmácias e drogarias, assim como para a prestação de serviços exercida por. É o procedimento a ser adotado por fornecedores de bens e serviços, inclusive micro e pequenas empresas, quando um determinado produto que já esteja no mercado, apresentem riscos à vida ou à saúde de seus consumidores, de anvisa exige manual de bpf modo que seja realizado seu reparo ou substituição. Conforme determina o inciso X, art. johnson & johnson do brasil indÚstria e comÉrcio de produtos para saÚde ltda: ortho clinical diagnostics, inc: u.

DIRETORIA COLEGIADA (RDC) (ANVISA, ) exige que as unidades de Alimentação e Nutrição possuam manual de BPF e de Procedimentos Operacionais Padronizados (POP’s), devendo estar disponíveis em local de fácil acesso aos funcionários e à fiscalização. CERTIFICADO DE BOAS PRÁTICAS Filtro de dados Certificados nacionais Certificados internacionais. 2. Portaria nº. Edificaes, instalaes, mveis e utenslios As instalaes e o fluxo de operaes devem ser planejados de forma a evitar as contaminaes cruzadas. Seguir tais procedimentos minuciosamente, para evitar contaminações, misturas e erros.

Limpeza de cada setor. Produtos para Saúde.!

As Boas Práticas de Fabricação (BPF) abrangem um conjunto de medidas que devem ser adotadas pelas indústrias de alimentos e pelos serviços de alimentação, a fim de garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos alimentos com os regulamentos técnicos. Consultas. de Vigilância Sanitária [HOST] FUNCIONAMENTO EM SERVIÇOS DE SAÚDE Manual de Boas Práticas de Fabricação para as industriascosméticas.s. 17 do Decreto nº , de 05 de janeiro de (inclusão dada pelo Decreto nº , de 10 de outubro de ) e a Resolução RDC nº 25, de 22 de maio de , cujas disposições passam a vigorar em 22 de maio de Sou da área de segurança do trabalho, e gostaria de saber se os profissionais de outro seguimento podem implantar o programa de BPF. E ser for possível você pode me mandar um modelo de manual de Supermercado.

Sep 29,  · Boas Práticas de Fabricação e Controle - HPPC em conformidade com os regulamentos da ANVISA e disseminar anvisa exige manual de bpf as Boas Práticas anvisa exige manual de bpf de . Objetivo. Atenção: A pesquisa pode ser feita pelo termo completo ou por palavra-chave. O sistema de Boas Práticas Anvisa é um dos mais completos do mundo, facilitando a comercialização de produtos em vários países da América do Sul, Europa, entre outros. manual de boas prticas de fabricao aspectos gerais de higiene pessoal e programa de treinamento 1 objetivos Reviso: 00 Data: 21/12/ Pgina 4 de 30 Descrever os aspectos referente a higiene pessoal e conduta dos colaboradores, bem como do programa de treinamento. Os 5 (cinco) módulos contemplam: Introdução às boas práticas nos serviços de alimentação.

VEJA AS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO ATRAVÉS DO MANUAL BPF. 17 REFERENCIAL TEÓRICO Boas Práticas de Fabricação Uma das maneiras para evitar ou diminuir os riscos de doenças alimentares, e atingir um alto padrão de qualidade dos alimentos, é a implantação. Além do Manual de Boas Práticas de Fabricação, a empresa possui, dentre outros, procedimentos específicos para: A. Capítulo 16 Qual o papel da supervisão?

A produção de alimentos saudáveis exige a adoção de vários procedimentos que garantam a qualidade O Manual de Boas Práticas de Fabricação (BPF) descreve. Este banco dispõe de informações sobre produtos para saúde como nome da empresa, nome comercial do produto, registro e data de validade do registro. ¡ O Manual de BPF e os POP exigidos na Resolução RDC no , de 15 de setembro de , editada pela ANVISA.

. Olá! As Boas Práticas de Fabricação (BPF) são reguladas pela Anvisa e foram elaboradas para anvisa exige manual de bpf oferecer uma espécie de manual e padronização sobre as produções de diversos setores, como o alimentício. Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Faça seu orçamento.

O Manual de Boas Práticas é um documento que descreve as normas para a cozinha de estabelecimentos anvisa exige manual de bpf e a melhor forma de se adequar. [E-Book] Manual de Boas Práticas de Fabricação Nesse e-book explicaremos o que é um Manual BPF, como escrever anvisa exige manual de bpf um contemplando a realidade da sua empresa e se adequar à ANVISA. Por não ter um domínio no assunto, o cliente se viu diante de anvisa exige manual de bpf dúvidas sobre como agir frente anvisa exige manual de bpf a situação. Vale salientar que tais medidas adotadas pelas BPF são de ordem legal e aprovadas pela ANVISA. Consulta a Bancos de Dados.

Tem como vcs me ajudarem com esses material? We put together this manual to guide you as best as possible, in the use and. Faça um orçamento ou tire suas dúvidas conosco!

A ANVISA acaba de publicar a nova resolução de Boas Praticas de Fabricação de medicamentos, a RDC de 21 de agosto de , e com ela, as 14 Instruções Normativas dos assuntos específicos, entre elas, uma das mais abrangentes à Indústria Farmacêutica é a IN . Este banco dispõe de informações sobre produtos para saúde como nome da empresa, nome comercial do produto, registro e data de validade do registro. Manual De Boas Praticas De Armazenagem Anvisa Comprehensive list of medical device regulations for medical devices sold in Brazil.Estou precisando elaborar um manual de BPF para supermercados! • Resolução RDC nº /MS/ANVISA, que exige a elaboração do procedimento. De acordo com SBCTA (), o Manual de BPF para empresas processadoras de ali-mentos estabelece as abrangências descritas a seguir.

• Resolução RDC nº /MS/ANVISA, que exige a elaboração do procedimento. De acordo com SBCTA (), o Manual de BPF para empresas processadoras de ali-mentos estabelece as abrangências descritas a seguir. Mesmo procurando estar sempre de acordo com as normas da ANVISA e tendo um ótimo controle de qualidade, a Contratipo necessitava de uma atualização no seu manual. Para a garantia de qualidade dos produtos oriundos da .

Caro leitor: Essa cartilha foi feita para auxiliar os comerciantes e os manipu- agência nacional de vigilância sanitária - anvisa Apresentação 4 Cartilha sobre Boas Práticas para Serviços de Alimentação. O que é Programa de Recolhimento (Recall)? Consulte as empresas com certificado de boas práticas e filtre os resultados por estado, país, CNPJ, data de publicação, data de validade e outros itens. A Conpleq Consultoria pode resolver o seu problema!”. LF e BPF O ponto de anvisa exige manual de bpf partida para solicitação de registro ou cadastro de equipamentos médicos na Anvisa é a regularização da empresa junto à Vigilância Sanitária, o que compreende a obtenção da Autorização de anvisa exige manual de bpf Funcionamento da Empresa – AFE, junto à Anvisa e a Licença de.

De acordo com esta RDC, os POP’s devem conter as. Tais constatações corroboram afirmar que a atuação do Nutricionista. Portanto, se algo descrito aqui não confere com sua realidade, é necessário adequar antes de divulgar e registrar em um manual de boas. AN02FREV 1 PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA Portal Educação CURSO DE MANUAL DE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO Aluno: EaD - Educação a Distância Portal Educação 2. Consulte as empresas com certificado de boas práticas e filtre os resultados por estado, país, CNPJ, data de publicação, data de validade e outros itens. - PCMSO - Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional Descrever no manual quais atividades relacionadas ao controle de saúde do.

Os resultados. Tendo isso em mente e sabendo que a legislação brasileira exige que todas as empresas do ramo alimetício façam uso das Boas Práticas de Fabricação (conhecidas como BPF) e as tenham devidamente documentadas em um manual, para que tanto o produto quanto o consumidor estejam assegurados, acreditamos que este seja um serviço imprecindível. HIgIene Pessoal • As pessoas que apresentam feridas, cortes, machucados, problemas de saúde ou por-tadoras de enfermidades contagiosas devem comunicar o fato ao seu supervisor e. A RDC 17/ anvisa exige manual de bpf da ANVISA, que até o momento era a regra regulatória para as boas práticas de fabricação (BPF) para a indústria farmacêutica no Brasil, teve sua criação baseada no Guia anvisa exige manual de bpf da OMS anvisa exige manual de bpf (Organização Mundial da Saúde), que possui grande semelhança com os Guias do PIC/S. Antes de tudo, devemos definir o que significa BPF.

Como orientao, seguem discriminados tpicos essenciais e gerais para a elaborao de um Manual de Boas Prticas de Fabricao de Alimentos. cnpj empresa solicitante empresa certificada endereÇo paÍs tipo de certificaÇÃo linhas de produÇÃo / formas farmacÊuticas resoluÇÃo. De acordo com a ANVISA, as boas práticas são definidas como: ‘’Conjunto de medidas que devem ser adotadas pelas indústrias alimentícias e pelos serviços de alimentação, a fim de garantir a qualidade higiênico-sanitária e a conformidade dos alimentos com os regulamentos técnicos. Este manual deve assegurar que todos os envolvidos conheçam e cumpram as. Richard ([HOST]o@[HOST]) 14 de abril de De fato o manual deve ser deficido por cada um mas é correto que utilizando-se da Resolução RDC e identificando as exigências da vigilância sanitária terá uma anvisa exige manual de bpf regularidade no desemprenho dos profissionais de sua empresa, o que lhe dará normas definidas e procedimentos a serem seguidos por sua equipe e pelos profissionais que venham a integrar o seu quadro. O que são. As BPF/M – Boas Práticas de fabricação ou Manipulação de alimentos, uma vez implantadas e citadas em manual, asseguram os padrões de qualidade mínimos, assim como os procedimentos de elaboração dos alimentos e de higiene, que quando necessários, devem ser [HOST]: Del Rio, Alessandro Pereira. da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

O que é Programa de Recolhimento (Recall)? ¡ O Manual de BPF e os POP exigidos na Resolução RDC no , de 15 de setembro de , editada pela ANVISA. anvisa exige manual de bpf Claro que você só deve escrever em um manual aquilo que de fato representa a realidade da sua empresa. Seu estabelecimento já possui um manual BPF? E é possível cumprir essas normas facilmente, desde que o. BENEFÍCIOS DO BPF PARA SUA FÁBRICA DE PRODUÇÃO. Seguindo as instruções de trabalho do nosso setor.

Cartilhas GMP, Higiene Pessoal e HACCP da Montandon & JCG Assessoria. highway - raritan - new jersey de dos alimentos com a legislação sanitária (BRASIL, ; BRASIL, ).O. A minha descrição é feita exatamente conforme você deve fazer no seu MANUAL DE BOAS PRÁTICAS. HIgIene Pessoal • As pessoas que apresentam feridas, cortes, machucados, problemas de saúde ou por-. Em alguns casos há a obrigatoriedade de harmonizar este sistema implantado com as exigências da autarquia em questão. As Boas Práticas de Fabricação (BPF) abrangem um conjunto de medidas que devem ser adotadas pelas indústrias de alimentos e pelos serviços de alimentação, a fim de garantir a qualidade sanitária e a conformidade dos alimentos com os regulamentos técnicos.

Mar 26, · Segundo a RDC /, Manual de Boas Práticas é o documento que descreve as operações realizadas pelo estabelecimento, incluindo, no mínimo, os requisitos higiênico-sanitários dos edifícios, a manutenção e higienização das instalações, dos equipamentos e dos utensílios, o controle da água de abastecimento, o controle integrado de vetores e anvisa exige manual de bpf pragas urbanas, a capacitação. Existem inúmeras siglas relacionadas ao sistema da qualidade como BPF, BPD, POPs dentre outras que acabam. As Boas Práticas de Fabricação (BPF) garantem que os medicamentos sejam consistentemente produzidos e controlados de acordo com padrões de qualidade previamente estabelecidos. *A ANVISA exige a Certificação de Boas Práticas para determinados produtos. Não? Capítulo 15 O que são Manual de Boas Práticas e POP? Em vista que, de acordo com o item da Resolução anvisa exige manual de bpf – RDC Anvisa n°, a ventilação e a circulação de ar são capazes de garantir o conforto térmico e o ambiente livre de fungos, gases e condensação. Esse manual inclui todas as anvisa exige manual de bpf atividades que foram descritas acima, e é regulamentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

A Anvisa publicou a nova RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA – RDC Nº /, que altera a Resolução da Diretoria Colegiada – RDC nº 39, de 14 de agosto de que dispõe sobre os procedimentos administrativos para concessão da Certificação de Boas Práticas de Fabricação e da Certificação de Boas Práticas de Distribuição anvisa exige manual de bpf e/ou Armazenagem. de 27/08/ BPF e Controle –Produtos para diagnóstico de Uso Agência Nacional BPF de Medicamentos. Manual Orientativo quanto aos anvisa exige manual de bpf Cuidados no Transporte práticas de fabricação (BPF), boas práticas de armazenagem (BPA), boas práticas de Em , com a criação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) pela promulgação da Lei /99, a atuação do farmacêutico nas áreas de. A Conpleq Consultoria pode resolver o seu problema! Ao aplicar as técnicas de BPF, naturalmente haverá benefícios à qualidade dos produtos. Objetivo.

nacional da vigilância sanitária (ANVISA) e elaborar o manual de (BPF) e os (POP) na anvisa exige manual de bpf indústria de vegetais e doces. Atenção: A pesquisa pode ser feita pelo termo completo ou por palavra-chave. O manual de boas práticas.aguardo Joys e os procedimentos e regulamentos da anvisa são fichinha para mim, é facil, o MBF é quase sempre igual para todos os setores de alimentos, a. Consulta a Bancos de Dados. O Objetivo do presente trabalho foi avaliar as Boas Praticas de Fabricação (BPF) nas panificadoras da região Lindeira ao Lago de Itaipu, sendo composta pelas cidades de Guaíra, Terra Roxa, As panificadoras devem seguir um Manual de Boas Praticas de Fabricação.

Este manual foi elaborado para auxiliar a empresa fabricante ou comercializadora de produtos médicos a implantar e solicitar o Certificado de Boas Práticas de Fabricação (CBPF) junto aos órgãos competentes.U de 18/04/ Textos de Referência A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso das atribuições que lhe. A confecção de um manual BPF torna-se útil e importante para que o local, produtor ou manipulador de alimentos, saiba como se adequar às normas da ANVISA e sempre forneça anvisa exige manual de bpf qualidade e confiabilidade em seus alimentos.

A página disponibiliza a consulta de certificados de boas práticas. We also can help you register your. O alto índice de conformidades reforça que o Manual de Boas Práticas constitui uma importante ferramenta para proporcionar adequação no cumprimento da legislação. OBJETIVO 1. Agência Nacional de anvisa exige manual de bpf Vigilância Sanitária [HOST] Consulta Pública nº 31, de 15 de abril de (*) D. Ainda, a ANVISA exige das empresas a Certificação de Boas Práticas de Fabricação para alguns produtos. 63 de 25/11/ Boas. de BPF e ao cumprimento das orientações constantes no Manual de Boas Práticas do estabelecimento.

Assim, a ANVISA toma a iniciativa de publicar Guias relacionados a Garantia de Qualidade com o objetivo de orientar o Setor Regulado sobre o cumprimento das Boas Práticas de Fabricação, bem como todos os anvisa exige manual de bpf inspetores anvisa exige manual de bpf do Setor Oficial quanto à verificação do cumprimento das mesmas. O Manual de Boas Práticas de Fabricação é um documento que deve retratar a realidade de empresa, sendo, portanto, exclusivo e intransferível. Tais constatações corroboram afirmar que a atuação do Nutricionista. obtenção de registro de produtos para saúde na Anvisa. / ANVISA. O manual de Boas Práticas de Fabricação (BPF) prevê tudo isso para que o estabelecimento opere corretamente.

O Manual de Boas Práticas de Fabricação – BPF deve contemplar as regras de higiene e asseio pessoal que os colaboradores devem seguir, como por exemplo, proibição de adornos nas áreas de manipulação de alimentos. Aug 17, · Manual de boas práticas de fabricação i 1. A RAGB é especializada em Certificação de Boas Práticas de Fabricação Anvisa (BPF), assessorando qualquer companhia a se regularizar junto à ANVISA de forma rápida e menos burocrática. A Certificação BPF para Empresas, além de ser uma exigência em alguns casos* anvisa exige manual de bpf por ser um dos parâmetros mais aprimorados do mundo, garante à sua empresa um comércio mais íntegro, expandindo sua distribuição com facilidade. Com as BPF, as indústrias precisam atender a uma série de requisitos de fabricação, como estocagem de produtos e recursos utilizados na. O sistema de Boas Práticas Anvisa é um dos mais completos do mundo, facilitando a c.

Lendo toda a legislação no site da ANVISA. B/5. Por que anvisa exige manual de bpf a Vigilância Sanitária exige Manual de Boas Práticas?!

O curso oferece capacitação com foco na Resolução RDC / da Anvisa, no processo de elaboração dos alimentos, nas formas de armazenamento e conservação e em outros importantes conceitos e práticas que aprimorarão seu negócio. Não? A produção de mercadorias alimentícias exige diversos pontos de atenção para que os produtos estejam de acordo com algumas legislações, e para garantir que essas regras estejam sendo obedecidas existem os Manuais de Boas Práticas de Fabricação.

O Manual de Boas Práticas de Fabricação – BPF deve contemplar as regras anvisa exige manual de bpf de higiene e asseio pessoal que os colaboradores devem seguir, como por exemplo, proibição de adornos nas áreas de manipulação de alimentos. *A ANVISA exige a Certificação de Boas Práticas para determinados produtos. C. Management and *BPF - Boas Práticas de Fabricação - ANVISA. Manual de boas práticas de fabricação / Eliane Rodrigues, com a colaboração de Cristina A produção de alimentos saudáveis exige a adoção de vários procedimentos que garantam a qualidade O Manual de Boas Práticas de Fabricação (BPF) descreve os cuidados necessários para atender à. Tendo isso em mente e sabendo que a legislação brasileira exige que todas as empresas do ramo alimetício façam uso das Boas Práticas de Fabricação (conhecidas como BPF) e as tenham devidamente documentadas em um manual, para que tanto o produto quanto o consumidor estejam assegurados, acreditamos que este seja um serviço imprecindível. É o procedimento a ser adotado por fornecedores de bens e serviços, inclusive micro e pequenas empresas, quando um determinado produto que já esteja no mercado, apresentem riscos à vida ou à saúde de seus consumidores, de modo que seja realizado seu reparo ou substituição.


Comments are closed.